ufmg_logo

Disciplinas do Curso de Museologia da UFMG

Textos de Exposições e Museus: Impressões em papel, tecnologias digitais e web writing
Esta disciplina tem por objetivo pesquisar as melhores práticas para elaboração de textos curatoriais e museais, considerando os diversos suportes que hoje compõem o universo das exposições, a saber: impressões em papel, tecnologias digitais e websites (web writing). Abordará a questão da palavra escrita desde os seus aspectos de redação, passando pela composição do design (UX Writing) até a produção das peças gráficas e dos recursos virtuais.

Web Design para Museus e Exposições com CMS: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo 
Visão geral do processo de desenvolvimento de websites para museus e exposições, oferecendo os fundamentos de web design, arquitetura da informação, softwares open source, CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) e design gráfico. Ao final da disciplina o aluno será capaz de construir um museu virtual utilizando a versão WordPress em hospedagem gratuita.
Os alunos aprendem a desenvolver um website como este: https://expo2019.webmuseu.org/

Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais
Capacitar o aluno a compreender os principais conceitos acerca da cultura digital e suas relações com os sistemas de informação. Aprender tecnologias e softwares de elaboração e gestão de bibliotecas, arquivos e museus virtuais. Entender os aspectos conceituais e técnicos relacionados à digitalização dos acervos em bibliotecas, arquivos e museus. Discutir o planejamento e a gestão em museus do ponto de vista do digital e do tratamento da informação.

Informática para Ciência da Informação
Apresentar os conceitos básicos de informática e ciência da informação, permitindo que, ao final da disciplina, o discente seja apto a compreender as principais teorias acerca de museus e informática, bem como os principais softwares voltados para a área de atuação.

Pós-Graduação

Gestão de Projetos de Museus e Exposições
Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG, percorrendo o caminho de formação do profissional de projetos de museus e exposições, com ênfase em arquitetura e expografia. Abrange aportes históricos e teóricos, conservação preventiva, estudos de caso, aspectos técnicos, diagnósticos de museus existentes, modelos e roteiros de gestão de projetos.

Menu
Translate »