Logo do site WebMuseu.com

Cartilha On-line do Projeto Pedras Sabidas

O projeto é fruto de um convênio internacional de pesquisa entre o LavMUSEU/UFMG, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o IPB (Instituto Politécnico de Bragança – Portugal), objetivando a realização do projeto TI (Tecnologia da Informação) em Museus de Alta Complexidade. Desta pesquisa nasceu o Circuito Acessível de Expositores Interativos, que em 2016 foi premiado pelo Programa Ibermuseus.

Áreas de Atuação

Museus e web

Museu virtual (webmuseu), web writing, UX writing, web design, arquitetura da informação, SEO, redes sociais, marketing cultural, coleções on-line, content/collection management system (CMS), WordPress, EAD.

devices

Museus e Informática

Softwares de gestão, TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), CMS (Content Management System/Collection Management System), tecnologias digitais, tecnologia assistiva, acessibilidade, realidade aumentada, inteligência artificial.

Gestão e Museus

Gestão dos processos de projeto, gestão de museus, gestão e produção de conteúdo para museus e exposições, gestão da informação, teletrabalho, administração pessoal do gestor.

chrome_reader_mode

Teoria Cultural

Investigar os fundamentos teóricos do patrimônio cultural aplicados à questão dos museus, nas áreas de museologia, ciência da informação, arquitetura, artes, humanidades digitais, mídias sociais, fake news e virtualidade.

Lançado capítulo de livro internacional:

Interactive Technologies in Museums: How Digital Installations and Media Are Enhancing the Visitors’ Experience

Projetos de pesquisa em andamento

Museus Virtuais e Blogs Culturais

Pesquisa que objetiva investigar as melhores práticas para sites institucionais e museus virtuais, em especial seus blogs e suas coleções on-line. (Coordenadora)

TI em Museus de Alta Complexidade

Convênio de Pesquisa entre UFMG, MM Gerdau Museu das Minas e do Metal e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
(Coordenadora)

TIC e CMS aplicados ao Teletrabalho no Ensino, Pesquisa e Extensão

Nesse projeto de pesquisa investigamos o teletrabalho e as ferramentas virtuais aplicadas às atividades docentes.
(Coordenadora)

LIVRO GESTÃO DE PROJETOS DE MUSEUS E EXPOSIÇÕES

Esse livro pretende percorrer o caminho de formação do profissional de projetos de museus e exposições, com ênfase em arquitetura e museografia. Sintetizando conhecimentos imprescindíveis a todos que atuam em museus, abrange desde aportes teóricos, conservação preventiva, estudos de caso contemporâneos, aspectos técnicos, dentre outros percursos formativos essenciais. Em seguida, apresenta um completo e detalhado roteiro de gestão e elaboração de projetos de edifícios e exposições, contemplando as questões gerenciais, conceituais, projetuais e tecnológicas envolvidas na produção do espaço museal.

Em 2019, o nosso livro se esgotou e ganhou sua primeira reimpressão! 

VEIGA, Ana Cecília Rocha. Gestão de projetos de museus e exposições (1ª Ed, 1ª Reimpressão). Belo Horizonte: C/Arte, FAPEMIG, 2019.

Livro Gestão de Projetos de Museus e Exposições de Ana Cecília Rocha Veiga
Logo escrito lav e museu.

O LavMUSEU (antigo GRAFT/LavGRAFT), com mais de uma década de existência, consolidou-se como um grupo interdisciplinar na área de gestão de projetos, museus e exposições. Possui o Laboratório Virtual LavMUSEU, que conta com dezenas de softwares disponíveis para os pesquisadores, projetos e atividades na nuvem. O Grupo, certificado pela instituição no CNPq, promoveu até hoje diversos eventos científicos, a maioria gratuitos, como reuniões de pesquisa, seminários, palestras, workshops, oficinas e exposições. Para conhecer os integrantes, linhas de pesquisa, parceiros e principais softwares, acesse a página do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.

Conheça o website Cidade Palimpséstica.

Exposição curricular Museologia UFMG 2019.

Menu
Translate »