Filosófica, geográfica e antropologicamente, o conceito de lugar reconquista seu espaço como pauta de investigação, sendo crescente o interesse por essa problemática, abordada das mais diferentes perspectivas. O objetivo desse artigo consiste no desenvolvimento de uma discussão acerca dos conceitos contemporâneos de lugar e espaço, refletindo sobre o impacto da interdisciplinaridade no desenvolvimento de estratégias de intervenção que sejam consistentes com uma tentativa para dar origem a um lugar representativo do ambiente urbano presente. Para isso, é preciso considerar que somente o lugar apropriado por valores significativos poderá tornar-se efetivamente suporte cultural. Acreditamos que a interdisciplinaridade, bem como um renque maior de profissionais em cada categoria nas equipes de trabalho urbano, contribuirá para mitigar as falhas advindas de nossa formação insuficientemente ampla e de nossa visão limitada, bem como de nossas próprias misérias. Olhando juntos descobriremos que num mesmo espaço contemporâneo podem coabitar inúmeros genius loci. Diferentes entre si, especiais à sua maneira, igualmente indispensáveis.

VEIGA, Ana Cecília Rocha. Lugar, espaço e valores: uma abordagem dialógica com vistas à interdisciplinaridade. In: SILACC 2007 – SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO – CIDADES E CULTURA: DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS, 2007, São Carlos. Anais… São Carlos: USP, 2007.