Tecnologias da informação e comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design: arquitetura como estudo de caso

Esse artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e BIM (Building Information Modeling). O método foi desenvolvido e testado na disciplina “Noções de Arquitetura e Urbanismo” do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais. Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, orientação/colaboração com a professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificou-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: o Revit® e A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discute-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de sua utilização no mercado de trabalho.

VEIGA, Ana Cecília Rocha. Tecnologias da informação e comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design: arquitetura como estudo de caso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 149-165, jul./dez. 2017.

Clique aqui para baixar o artigo completo em pdf

Menu
Translate »