Diversos museus ao redor do mundo adotaram o WordPress para desenvolvimento de seus sites e blogs. Nesta palestra, apresentaremos as vantagens desta escolha, bem como os diversos usos possíveis do WordPress pelas instituições culturais. Destacaremos três destas aplicações (testes de usabilidade, cartilhas e coleções on-line), exemplificando com projetos reais desenvolvidos pelos pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Museus Virtuais em WordPress (PDF da apresentação)

Ana Cecília Rocha Veiga

Professora do Curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (EA/UFMG, 2001) e doutorado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes da UFMG (2012), com tese publicada no livro Gestão de projetos de museus e exposições (C/Arte, FAPEMIG, 2013). Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação. Tem experiência, projetos e pesquisas em: gestão e museus, museus e informática, museu virtual e ilustração científica. Coordenadora do grupo de pesquisa LavMUSEU, registrado no CNPq, e de seu laboratório virtual. Ministra as seguintes disciplinas no Curso de Museologia da UFMG: Web Design para Museus com CMS; Texto de Museus e Exposições; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais; Informática para Ciência da Informação.

LinkedIn
Instagram

Últimas Publicações Afins

Livro Gestão de Projetos de Museus e Exposições

Gestão de projetos de museus e exposições

O livro “Gestão de Projetos de Museus e Exposições” pretende percorrer o caminho de formação do profissional de projetos, com ênfase em arquitetura de museus e expografia. Sintetizando conhecimentos imprescindíveis a todos que atuam em museus, abrange desde aportes teóricos, conservação preventiva, estudos de caso contemporâneos, aspectos técnicos, dentre outros percursos formativos essenciais. Em seguida, apresenta um completo e detalhado roteiro de gestão e elaboração de projetos de edifícios e exposições.

Os museus, as fake news e o silêncio

Jornal
Este texto discute os impactos das fake news nos museus contemporâneos, bem como delineia algumas ações que podem ser tomadas para se combater ou, no mínimo, minimizar os danos causados…
Pessoal utilizando aplicativo de celular em um museu

Museus Hiperconectados

Jornal

Este artigo foi publicado no Noticiário Online da UFMG e no Boletim UFMG impresso. Consiste em um texto de discussão para participação no debate Café Controverso, evento promovido mensalmente pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Esta edição contou com o tema Museus Hiperconectados, dentro da programação da Semana de Museus 2018 do IBRAM.

Currículo Completo na Plataforma Lattes do CNPq

Translate »